just fizzlefizzle


ctrl c + ctrl v
setembro 26, 2009, 11:12 pm
Filed under: Conselho de Tio

Hoje em dia a internet tem facilitado muito a vida de todos, porém, sempre me pego com a mesma perplexidade referente a até que ponto isso está realmente nos auxiliando.

Com camadas cada vez mais frágeis, a sociedade vem se munindo de informações cada vez mais superficiais para  quem se interessar em “descascá-las”. Com noticias partidárias  já inseridas para provocar reaões previsíveis ( o que resulta em um valor publicitário), podemos considerá-las (assim como também as manchetes, colunas e os comunicadores) como peças meramente publicitárias, onde a única diferença é a de serem redigidas.

“Os maiores comunicadores do País são os mais corrompidos.” – José Arbex.

“Os maiores comunicadores do País são os mais corrompidos.” – José Arbex.

É válido lembrar que a internet é um campo ainda “virgem” para toda esta atuação. Nela você ainda tem a autonomia de criar, criticar e opinar sobre inúmeros temas, criando ou participando de portais e comunidades on-line’s.

Porém, todas estas informações cruzadas acabam por fortalecer os grandes portais (sim, os ‘corrompidos’), pois é através de tamanha informação que a massa é atraída pela massa, ou seja, a credibilidade de um portal é criada pelo maior número de acesso. Assim temos os portais/comunicadores.

Com toda a superficialidade, a sociedade vem se municiando com as informações destes portais e, o pior, a credibilidade chega a ser tanta que acabamos por investir em uma geração que lida com tudo de uma maneira tão vaga que efetua o famoso “ctrl c + ctrl v” com naturalidade, já que tem plena confiança no que ali se encontra.

Tal fardo cabe a todos aqueles que tratam de maneira superficial coisas que não são de seus interesses, (porém, até ai tudo bem!), mas são fatores importantíssimos que são deixados de lado, graças a alienação absurda e a falta de coletividade. Na verdade são efeitos colaterais que causam o individualismo e o egoísmo dentre todos.

1º ponto: Nossa sociedade tira a importância das questões políticas o que acaba por vulgarizar o todo e a própria capacidade de escolha, graças ao contexto que é imposto sobre o tema.

2º ponto: São pessoas que vulgarizam a própria vida acadêmica de uma maneira muito sutil, abdicando dos estudos mais aprofundados e tornando-se adepto a geração da cópia, onde por meio de grandes comunicadores, efetuam o “ctrl c + ctrl v”, colocam uma capa e  uma conclusão tão vaga quanto o que foi impresso e vagamente  lido, de rápida e superficial quando, por vezes, que nem o “autor” do texto sabe ao certo do que se trata.

O questionamento e a vivência de "rua" são extremamente importantes.

O questionamento e a vivência de "rua" são extremamente importantes.

Como jovem universitário, acho que é um dever instigar o questionamento dentre todos e não me alienar das questões sociais, por que estamos na mão do capitalismo e aqui no Brasil quem sabe lidar com tal sistema são poucos, e eu não quero me formar sendo induzido por um sistema tão monopolizador e imundo.

Acho que todos deveriam valorizar a própria autonomia, questionar, ter opinião e saber utilizar da tecnologia que temos em mãos, enxergando o que se passa , procurando ter controle de tudo, para não sermos apenas mais um número na soma que nos rotula como massa.

Anúncios

1 Comentário so far
Deixe um comentário

Oi Duzão,

Vi seu orkut, mas não dá pra deixar scrap. Vi as palestras que organizou, parabéns pela iniciativa. Sou formado pelo Mackenzie e já passei por algumas casas. Gostaria de indicar alguns profissionais.

Meu e-mail: gabrielleao999@hotmail.com

Abraço

Comentário por Gabriel Leão




Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s



%d blogueiros gostam disto: