just fizzlefizzle


já pensou?
setembro 8, 2009, 10:43 pm
Filed under: Conselho de Tio

As vezes fico perplexo com o quão inocente a nossa mente é:

Apesar de estar envolvido na área de publicidade e continuar aprendendo a lidar e a observar tudo com um olhar mais critico e indagador, as vezes fico surpreso e assustado com as constatações que tiro a respeito de inúmeras coisas.

O mito - Pagando bem...
Flavor MITO: “Pagando bem que mal tem?”

Como de praxe, um camarada que fica famoso tem lá seus contratos e assina termos sobre o que pode dizer/vestir/apoiar. Ele acaba por se tornar um objeto contratado, um expositor de produtos, idéias, serviços e por aí vai…

Isso é clichê.

Porém, existe a divulgação dentro da propagação de informação, que não se limita a “merchandising”  e sim a itens que quem não se encontra envolvido ou no mínimo interessado pelo sistema jamais irá perceber.

Isso tudo pode soar como uma conspiração ou coisa do gênero, mas as seguintes opiniões têm uma bela base se forem devidamente analisada.

É possível sentir a propaganda durante um programa de Auditório, durante um Jogo de Futebol, um desfile de Carnaval, durante uma novela, durante um filme qualquer…

Mas além da exposição de marca, existem certos investimentos que vão além do logo estampado na camiseta de um sujeito, de um letreiro ou uma rápida visualização durante um programa.

Como por exemplo, o filme “Gran Torino” de Clint Eastwood gira não só em torno de uma situação desconfortável que atinge os U.S. em relação ao preconceito, gira também em torno de um carro, que diga-se de “passagem” é o nome do filme, o Ford “Gran Torino”.

Grande Investimento - "Life Style"
Huge money!

Durante o longa, o filme sempre transparece toda a preciosidade e importância que o personagem (C. Eastwood) da ao veiculo,  sempre em 1º plano, o colocando como um tesouro nacional, uma conquista para poucos e tudo mais. Depois deste filme, obviamente quem tinha um Gran Torino vendeu muito mais caro do que em qualquer outra situação, mas obviamente, a empresa que o fabrica, FORD,  também teve um acréscimo de credibilidade e financeiramente falando, lucrou e ira lucrar mais com um filme veiculado com praticamente toda sua assinatura nele.

Outro caso evidente em minha opinião, é o super-enlatado “Velozes e Furiosos”, no caso do 4º filme da coleção, é travada uma grande batalha dentre dois homens, que são basicamente iguais (fisicamente) e com princípios muito diferentes (dá-se a idéia de disputa ponderada), e ambos travam uma batalha história entre os carros, o Ford – Gran Torino e o Dodge Charger, onde ambos são equiparados em um mesmo nível, mas a maior e melhor visibilidade ao ver de todos é a remetida ao Dodge Charger.

Analisando por este meio, tudo que se tem na televisão, os principais comunicadores e tudo mais, todos iriam enlouquecer com tanta possibilidade de conspiração pro-consumo, mas ao meu ver, isso não é nada absurdo  ou sem sentido. Infelizmente a manipulação é algo freqüente em nosso dia-a-dia, e mesmo não querendo, o todo já se encontra contaminado com tudo isso, e o pior em minha opinião é que isso contribui e muito para a alienação da sociedade, pessoas sem senso critico algum que englobam um sistema capitalista e fútil sem ao menos saber por que.

spytvUm exemplo clássico, (possível conspiração?) Campanhas de cerveja com animações gráficas, o intuito do investimento, era a longo prazo, para crianças e jovens, e funcionou.  Grande parcela dos jovens/crianças lembram da bendita tartaruguinha dançante, SUCESSO.

Chega a ser meio paranóico se você pegar para analisar cada filme, cada noticia, cada série, cada documentário, mas se o fizer, é evidente que nada é por mera coincidência, o cronograma capitalista não há de falhar, o objetivo é vender, não é por que você esta sentado em casa assistindo a novela que não tem ninguém pensando em como vender ou transmitir essa idéia de necessidade de compra.

Anúncios

1 Comentário so far
Deixe um comentário

Vamos ficar malucos! eauiHUEAHUeah
To gostando do blog (se é que assim pode ser chamado)

Abre o olhooo Zé Mané

Comentário por Leo




Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s



%d blogueiros gostam disto: